Saúde pública de Itapitanga alcança resultados positivos nos indicadores do 'Previne Brasil' pela 3ª vez consecutiva

Publicado em: 26/05/2023

Quando uma prefeitura é bem administrada, os resultados positivos aparecem. E nesta quarta-feira (23) Itapitanga conquistou mais um marco histórico em saúde pública. De acordo com os dados divulgados pelo Previne Brasil, referente ao 1º quadrimestre de 2023, o município é o 4º colocado entre os municípios da região Sul da Bahia e o 5º entre os municípios com modalidade de 4 Unidades de Saúde da Família (USF).

O Previne Brasil é um programa que avalia os indicadores da atenção primária à saúde da população, e Itapitanga mais uma vez foi destaque ao avançar da 9º posição para a 4ª posição no ranking, alcançando a nota 9,73, assumindo um papel de protagonismo em toda a região Sul do Estado da Bahia.

Os dados impressionantes mostram que o trabalho desenvolvido na administração da gestão Roberto Tolentino, melhora a cada dia. “O índice geral do Previne Brasil de Itapitanga é 9,73, número muito próximo da nota máxima que é 10. Na última avaliação éramos o 9º colocado entre os municípios do nosso porte e hoje somos 4º colocado. São resultados que comprovam que trabalhamos de forma correta e fazendo o melhor para o povo de Itapitanga”, destacou o prefeito Roberto Tolentino, o Ró de Beto.

O sucesso alcançado por Itapitanga no Previne Brasil reflete a efetividade das ações e estratégias adotadas pela Secretaria da Saúde. Investimentos em capacitação profissional, ampliação da rede de atendimento e aprimoramento dos serviços foram algumas das medidas implementadas para garantir uma saúde de excelência aos cidadãos. Além disso, programas de prevenção e promoção da saúde foram intensificados, visando a prevenção de doenças e a promoção de hábitos saudáveis na comunidade.

“A conquista dessa nota tão positiva no programa Previne Brasil é motivo de orgulho para Itapitanga, afinal, essa colocação de destaque não só evidencia a eficiência da Secretaria da Saúde em seu trabalho, mas também traz benefícios diretos para os moradores, que terão acesso a uma atenção primária de qualidade e poderão desfrutar de uma melhor qualidade de vida. Reafirmamos o compromisso em continuar trabalhando arduamente para manter e aprimorar os resultados positivos alcançados. Com dedicação e empenho, a busca por uma saúde cada vez mais eficiente e acessível para todos os cidadãos e cidadãs permanecerá como prioridade, visando garantir o bem-estar e a satisfação da população de Itapitanga”, pontuou a secretária municipal de Saúde, Daniela Tolentino.

Texto: Gardennia Garibalde – Ascom/PMI