Iniciada a última campanha de vacinação contra Febre Aftosa em Itapitanga

Publicado em: 03/04/2024

Chegou a hora de agir para manter o rebanho protegido contra a Febre Aftosa. Iniciou nesta segunda-feira (dia 1º de abril) e segue até o dia 30 de abril, a última campanha de vacinação contra Febre Aftosa em Itapitanga e toda a Bahia. Este ano a vacinação foi antecipada, e é essencial que todos façam a adesão nessa importante campanha.

Em Itapitanga a campanha realizada pelo Governo do Estado, via Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

“De 1 a 30 de abril, é hora de vacinar e declarar seus bovinos e bubalinos de todas as idades. Não podemos vacilar, Itapitanga e toda a Bahia conta com você criador para manter-se livre dessa doença. E não esqueçam: vacinar é apenas o primeiro passo. É importante também declarar a vacinação do seu rebanho. Após vacinar, não se esqueça de fazer a declaração junto a ADAB”, destacou o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Eduardo Reis.

A última Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa na Bahia será um marco histórico na defesa agropecuária do Estado. A etapa marca o fim de 146 ciclos de imunização dos rebanhos bovino e bubalino, estimados em cerca de 13 milhões de cabeças em todo o território baiano, sendo o 7º colocado no ranking nacional. Desde 1968 os produtores vacinam seus rebanhos na Bahia e nos últimos 20 anos, os índices vacinais estiveram acima dos 90% exigidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

A veterinária da ADAB, Selma Honorato, fala sobre a importância da vacinação dentro do prazo estabelecido. “A partir do dia 1º de maio não vai mais haver vacinação contra a febre aftosa, essa é a última campanha a ser realizada no estado da Bahia. Então vacinem seus rebanhos e declarem até o dia 30 de abril, vale ressaltar que a partir desta data o produtor também pode ser multado por não vacinar o rebanho, uma multa no valor de R$ 100,00 por animal”.

Texto: Gardennia Garibalde – Ascom PMI