Capacitação: Servidores da Prefeitura de Itapitanga participam de curso sobre a Nova Lei de Licitações

Publicado em: 23/05/2024

Servidores da Prefeitura de Itapitanga, participaram, nesta quarta-feira (22), do curso “Licitações Municipais em Evidência: 1º Encontro do Foprom/Agir 2.0, realizado no Auditório Jorge Armado da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus.

Cerca de 20 funcionários, de setores como as secretarias municipais de Administração, Educação, Saúde, Assistência Social, Finanças e o departamento de licitações, da Prefeitura de Itapitanga, participaram do curso, conduzido pelo renomado jurista, Gustavo Checcucci, que abordou o processo de implantação da nova lei de licitações 14.133/21, sua regulamentação e os desafios que as prefeituras estão enfrentando.

“O evento foi de extrema importância para entendermos mais a fundo a nova lei de licitações. Gustavo Checcucci, foi preciso e fez uma explanação geral sobre a lei, as mudanças que ela promove com sua implantação e a forma que devemos trabalhar com ela”, destacou e diretora de planejamento no setor das finanças da Prefeitura de Itapitanga, Vanessa Ribeiro de Carvalho.

Ainda de acordo com Vanessa Ribeiro de Carvalho, a capacitação ajudou a adquirir novos conhecimentos. “Minha função está diretamente ligada a Nova Lei, então o curso se fez de fundamental importância para realizar meu trabalho, visto que, faço parte da equipe que elabora os Estudos Técnicos Preliminares. Ajudou-me a adquirir novos conhecimentos acerca da Lei 14.133/21 e tirar algumas dúvidas pertinentes à meu trabalho”, avaliou.

A capacitação - foi realizada pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da BA (AMURC), em parceria com a UESC e o Programa de Extensão Agir 2.0 e integrou a programação do 1º encontro do Fórum de Procuradores Municipais (FOPRAM). Tendo como objetivo esclarecer as principais dúvidas, e orientar os participantes, além de destacar as implicações na gestão pública decorrentes a nova legislação no tocante a Licitação.
A articuladora regional do Programa de Extensão Agir, Cláudia Santos Corrêa Esteves, explica que A iniciativa partiu de uma escuta dos municípios associados a Amurc e a necessidade de compreender a nova Legislação das licitações e como aplicar na gestão pública municipal segundo os instrumentos legais. “Foi uma ação extremamente positiva, que trouxe um leque de informações importantes e essenciais, contribuindo de forma significativa para todos os agentes participativos e consequentemente para o amadurecimento e planejamento estratégico municipal”, explicou.

Texto: Gardennia Garibalde - Ascom PMI