Publicado em: 20/10/2023
A Prefeitura de Itapitanga, por meio da Diretoria de Cultura, realizou nesta sexta-feira (20) a 2ª Conferência Municipal de Cultura, com o tema central "Democracia e Direito à Cultura".
O importante espaço aberto para discussões aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal e teve como pauta seis eixos temáticos: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e Direito às Artes e às Linguagens Digitais.
“Para mim, foi uma alegria imensa a quantidade de pessoas participantes. Na busca pela democratização da cultura em nosso querido município, estamos comprometidos em tornar o acesso às expressões artísticas e culturais uma realidade para todos nós cidadãos, Acreditamos que a cultura é um direito fundamental que enriquece nossas vidas e fortalece a nossa identidade como comunidade”, destacou o diretor municipal de cultura, Alcimar Santos.
Para cada eixo, foram apresentadas propostas de relevância dentro da temática, as quais foram aprovadas na Plenária Final e encaminhadas por meio do Relatório Final ao Estado. No total foram sete propostas que envolvem políticas públicas nas esferas de governo municipal, estadual e federal, são elas: Retornar o repasse fundo a fundo no âmbito estadual e ampliar o repasse; fortalecimento da territorialização da cultura com apoios direto a formações continuadas com parcerias das instituições de ensino superior do Litoral Sul; fortalecer e ampliar a territorialização dos editais culturais; fortalecer para todo Estado o projeto Programa Praça do Circo; democratização do acesso ao centro cultural Adonias Filho permitindo que outros municípios possam ocupar pautas, reativação do Conselho Gestor do CCAF permitindo representação de vários municípios do território e reestruturação da Biblioteca Municipal
Na conferência, também foi realizada a eleição dos seis delegados entre titulares e suplentes, sendo dois do governamental e quatro da sociedade civil para participarem da etapa estadual da conferência.
--
Texto: Gardennia Garibalde - Ascom/PMI