Publicado em: 04/09/2023
A Prefeitura de Itapitanga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã de segunda-feira (04), o início das comemorações da Semana da Independência, onde são feitas uma série de eventos e ações nas escolas da rede municipal, comemorando a passagem da Independência do Brasil.
O início das comemorações foi marcado pela cerimônia de hasteamento das Bandeiras, no prédio da Prefeitura de Itapitanga, e o desfile de alunos das escolas dos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo principal das ações comemorativas é fomentar o espírito cívico e de patriotismo, incentivando o respeito aos símbolos nacionais e também resgatar em toda a população o amor à pátria.
O prefeito Roberto Tolentino, o Ró de Beto, participou do hasteamento das bandeiras, acompanhou todo o desfile e destacou a importância do momento. “A gente sabe que a independência do Brasil passa necessariamente pelos bancos da escola. Sem a escola, sem a educação, nós não temos cidadãos conscientes de sua responsabilidade para com o nosso país. Este não é só o momento de sair da sala de aula e vir para uma praça. É um momento de reflexão, de nós elevarmos a alma para o patriotismo nacional”, pontuou o prefeito.
Para a professora da Escola Municipal Laurinda Fraga Pimentel, Norma Suely das Virgens, a ação representa o resgate do patriotismo. “O 7 de Setembro é bem mais do que uma data, representa o resgate de situações sociais, socioeconômicas e também o momento de mostrarmos que somos brasileiros”, assinalou a educadora.
De acordo com a Coordenadora Geral de Educação Municipal, Irlane dos Santos Silva, o evento é um momento especial, “onde os alunos dos anos iniciais participaram de um ato cívico, cantando o Hino Nacional e da cidade homenageando toda a trajetória da nossa independência”, explicou.
Participaram deste primeiro dia de comemorações as escolas municipais: Antônio Theodoro do Nascimento, Laurinda Fraga Pimentel e José Batista dos Santos. Prestigiaram ainda o momento autoridades locais como o vice-prefeito, Joel Fernando, diretores, professores, familiares e alunos. Nesta terça-feira (05) será a vez das escolas Leur Lomanto e Ana Luiza realizarem seu momento cívico.
--
Texto: Gardennia Garibalde – Ascom PMI