Publicado em: 30/05/2023
A Prefeitura de Itapitanga, através da Diretoria Municipal de Cultura, vai realizar na próxima sexta-feira (02), das 09h às 16h, na Câmara Municipal de Vereadores, uma Escuta Pública para elaboração do Plano de Ação da Lei Paulo Gustavo.
O evento que tem como público alvo artistas de todas as linguagens, representantes de movimentos da cultura popular e trabalhadores da cultura, vai coletar informações que servirão de base para a formulação do Plano de Ação, que definirá como os recursos serão aplicados no município.
“Organizamos esse momento para ouvir os artistas e produtores sobre a lei que veio para fortalecer a produção cultural em nosso país. A partir de agora, vamos criar um planejamento para que esse recurso conquistado com tanto diálogo chegue aos artistas que fazem e vivem a cultura”, disse o diretor de municipal de Cultura, Alcimar Santos.
A escuta contará também com a participação de representantes do Fórum de Agentes Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul (Faeg-Sul), Cristiane Santana e Maria Áurea.
Lei Paulo Gustavo - Em seu texto original, o Projeto de Lei repassa R$ 3,8 bilhões para ações emergenciais no setor cultural em todo o país, sendo que R$ 2,7 bilhões serão destinados exclusivamente ao setor audiovisual. Os recursos provêm do superávit financeiro do Fundo Nacional de Cultura (FNC) e caberá à União enviar o montante aos estados, Distrito Federal e aos municípios para ser aplicado em iniciativas que visem combater e reduzir os efeitos da pandemia da Covid-19 na área cultural.
--
Texto: Gardennia Garibalde – Ascom PMI