Publicado em: 25/05/2023
As ruas e avenidas da região central de Itapitanga se transformaram, na manhã desta quinta-feira (25), em um lindo jardim com a grande Caminhada Maio Laranja, alusiva ao dia 18 de Maio, em Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A população de Itapitanga fez bonito durante toda a campanha e mostrou que a cidade anseia combater este tipo de violência contra o público infanto-juvenil. A caminhada, realizada pela Secretaria de Assistência Social saiu do Colégio Municipal João XXIII e percorreu as principais ruas da cidade até à Praça Induana, onde finalizou com o pronunciamento das autoridades presentes.
A cada rua que passava, a caminhada recebia os olhares populares que aprovavam o ato: uma caminhada de conscientização. “Conscientizar a população também é uma importante intervenção e na nossa gestão não medimos esforços para levar ao povo de Itapitanga o que eles precisam, ações não só de infraestrutura, saúde, educação, mas também que prezam pela prevenção como esta aqui. Muitas famílias precisam ficar atentas, porque às vezes esse abuso é na própria família”, ressaltou o prefeito Roberto Tolentino, o Ró de Beto, que esteve presente na caminhada.
Durante o percurso, a população que estava no comércio ou no trânsito ficou atenta à mensagem repassada pelos alunos das escolas municipais e estaduais, diretores, professores e a comunidade, nas músicas, panfletos, faixas e cartazes. Ana Cristina Esteves é Conselheira Tutelar e fez questão de participar da caminhada. “Hoje dia 25 de maio estamos aqui nas ruas de Itapitanga dizendo não ao abuso sexual e exploração de crianças adolescentes, em representação a data marco dessa causa que é o dia 18 de maio”, destacou.
O secretário de Assistência Social, Alan Jones Costa, ressaltou a importância da Caminhada alusiva ao Dia 18 de Maio como um momento de informação. “Hoje Itapitanga está mostrando à sociedade que se preocupa com o tema. Precisamos chamar a atenção para este problema sério que tem que ser denunciado”, disse o secretário.
Segundo o presidente do CMDCA, Wicson Nunes, a caminhada foi um espaço importante onde a sociedade, a comunidade e poder púbico juntos mostraram que Itapitanga não tolera de forma alguma o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. “Considero o dia de hoje como um marco histórico, na minha avaliação foi a maior mobilização sobre a temática que fizemos considerando a quantidade de pessoas envolvidas na mobilização”, avaliou Wicson.
Realização - A ação foi promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com o Conselho Tutelar, Redes Municipal e Estadual de Ensino, Polícia Militar, CRAS, Escola Chameguinho, Cesei, Secretaria de Assistência Social e demais Secretarias Municipais.
As ações – alusivas à campanha Maio Laranja, seguem acontecendo durante todo o mês de maio em Itapitanga, com rodas de conversa com trabalhadores da educação, saúde e assistência social, entre outras ações. É importante que as pessoas denunciem a violência sexual e qualquer ato suspeito. A denúncia pode ser feita anonimamente pelo Disque 100 e Rede de Proteção.
--
Texto: Gardennia Garibalde - Ascom PMI