Publicado em: 14/03/2023
Em mais uma ação voltada para o cuidado da saúde dos itapitanguenses a Prefeitura de Itapitanga, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou com sucesso nesta terça-feira (14) um mutirão de exames de hemoglobina glicada.
A ação que aconteceu na sede do Centro Administrativo teve como objetivo facilitar o acesso da população ao exame para detectar casos de diabetes e poder orienta-los a uma conduta de tratamento, com apoio de uma equipe multidisciplinar, e assim garantir uma melhor qualidade de vida. Mais de 70 exames foram feitos dentro do mutirão.
A secretária municipal de Saúde, Daniela Tolentino, destacou a necessidade de campanhas para fazer o rastreamento da doença, que acomete muitas pessoas sem que elas saibam. “Metade das pessoas portadoras do diabetes não sabem que têm a doença. Só através do diagnóstico podemos melhorar a qualidade de vida, reduzir o risco cardiovascular e melhorar a saúde do indivíduo como um todo. E esse é um dos pilares da gestão municipal: cuidar no povo de Itapitanga”, destacou a secretária.
Diagnóstico - O diagnóstico do diabetes é simples, feito através do teste de glicemia e dosagem de hemoglobina glicada. Pessoas com glicemia de jejum normal têm um nível inferior a 99mg/dL. Aqueles que registram entre 100mg/dL e 125mg/dL, são considerados pré-diabéticos, e com nível igual ou superior a 126mg/dL, diabéticos. Os pacientes que são rastreados positivamente no teste de glicemia capilar são orientados a procurar as unidades de saúde do município para realizar a verificação da glicemia sérica no sangue e o teste de hemoglobina glicada.
Entre os sintomas da glicose alta, é possível destacar: excesso de sede, excesso de urina, fome excessiva, emagrecimento repentino sem redução da ingestão de calorias, cansaço e fadiga frequentes, visão embaçada, pele seca, dificuldade em cicatrização, dor de cabeça, tontura, náuseas e vômitos frequentes, entre outros.
--
Texto: Gardennia Garibalde – Ascom/PMI