Publicado em: 11/10/2022
O município de Itapitanga conquistou o segundo lugar no Sul da Bahia, na avaliação do programa Previne Brasil, relativa ao segundo quadrimestre de 2022. A cidade alcançou a nota 9,47 entre os sete indicadores analisados, graças aos investimentos disponibilizados pelo prefeito Roberto Tolentino na atenção primária do município. As notas dos municípios são utilizadas pelo Governo Federal como referência para financiamento da Atenção Primária à Saúde.
O anúncio foi feito na última sexta-feira (07) pelo Ministério da Saúde. O prefeito de Itapitanga, Roberto Tolentino, destaca sobre a alegria em receber a notícia, que segundo ele é fruto de um trabalho realizado em equipe e com foco total em levar saúde pública de qualidade para a população.
“O nosso município segue avançando nas políticas públicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e nós estamos muito felizes por mais esse objetivo alcançado por toda essa equipe que compõe a Saúde de Itapitanga. Investir em Saúde Primária é cuidar para não deixar a população adoecer, é o sentido mais básico de ter uma saúde pública de qualidade, é de fato cuidar das pessoas. Ficamos contentes com essa pontuação, porém não queremos ser meros caçadores de ranking ou nota, mas sim devemos buscar sempre ofertar serviços de qualidade para que a população seja beneficiada. Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos na saúde de Itapitanga que estão se doando para levar saúde pública de qualidade para nossa população”, destacou o prefeito.
Os indicadores do Previne Brasil em 2022, são: Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação; Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na Atenção Primária à Saúde; Proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na Atenção Primária à Saúde contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenza e tipo b e Poliomielite inativada; Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.
A Secretária Municipal de Saúde de Itapitanga, Daniela Tolentino, frisou a importância da Atenção Primária no fortalecimento da Saúde Pública. “Na avaliação do primeiro semestre ficamos em primeiro lugar no Sul da Bahia e em 15º em todo o estado. Mantermos a colocação entre os primeiros e com a ampliação da nossa nota de 9,03 para 9,47, mostra o avanço que as ações de Saúde vêm fazendo em Itapitanga. É a Atenção Primária que permite que as pessoas vivam cada vez melhor na sua comunidade, por isso devemos trabalhar para que esse segmento da Saúde venha sempre ser fortalecido e que gere bons frutos. Parabenizo a todos pelo excelente trabalho que vem sendo desenvolvido e firmo meu compromisso em continuar trabalhando para garantir saúde pública de qualidade aos itapitangunese”, encerrou Daniela Tolentinno.
Gardennia Garibalde/Ascom PMI