Prefeitura de Itapitanga - BA
Siga-nos

Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais é celebrado em Itapitanga com realização de testes


Publicado em: 28/07/2022

A Prefeitura de Itapitanga por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta quinta-feira (28), um atendimento diferente na Unidade de Saúde da Familia (USF) Dr. Arnaldo Lima de Almeida. A ação alusiva ao Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais, que é celebrado no dia 28 de julho, contou com a realização de testes rápidos para detecção das Hepatites B e C e também palestras em sala de espera sobre o tema.

Na ocasião, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica no município, Nayala Lima, explicou que a ação além de celebrar a data também integra a programação desenvolvida pela Secretaria de Saúde dentro da campanha ‘Julho Amarelo’, mês de luta contra as hepatites virais.

“É uma ação que a USF Dr. Arnaldo Lima de Almeida proporcionou para toda a população que é atendida lá. Todos os meses as unidades de saúde abordam uma campanha e este mês mobilizamos esta, para que a sociedade tenha conhecimento e conscientização das hepatites virais. Além dessa ação tivemos outra na Caravana do Lazer, onde vários serviços também foram ofertados”, disse Nayala Lima.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Daniela Tolentino, cuidar da saúde é importante, e quando esse cuidado é voltado para a prevenção à importância é ainda maior. “As hepatites são silenciosas, por isso a prevenção é a melhor forma de detectar a doença precocemente. As ações realizadas no decorrer do mês são pensadas justamente para alcançar o maior número de pessoas, e assim prevenir e controlar a doença no município”. Finalizou a secretária Daniela Tolentino.

"Julho amarelo" - A campanha foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da Lei 13.802/2019, destinando o 28 de julho como o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, do qual tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle desta referida doença. Hepatite é uma doença grave que ataca o fígado e geralmente é silenciosa. Podendo ser causada por vírus, uso de álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Diagnosticar a hepatite precocemente é a melhor forma de obter chances de eficácia ao tratamento. Existem 5 tipos de vírus que causam a doença, o tipo A, B, C, D (delta) e E. No entanto, no Brasil os mais comuns são os tipos A, B e C, sendo que os dois últimos costumam se manifestar sem sinais.