Prefeitura de Itapitanga - BA
Siga-nos

Vigilância Sanitária realiza fiscalização preventiva em estabelecimentos comerciais de Itapitanga


Publicado em: 25/07/2022

Para garantir boas práticas em estabelecimentos comerciais de alimentos, bebidas, materiais saneantes, cosméticos e medicamentos a Prefeitura de Itapitanga por meio da Secretaria de Saúde/Vigilância Sanitária (VISA) realizou, nesta segunda-feira (25), mais uma fiscalização preventiva.

O trabalho que foca desde a recepção da matéria-prima e o controle de temperatura até a distribuição dos alimentos, passando pelo pré-preparo em locais adequados e o preparo dos itens, é realizado periodicamente para assegurar que os produtos sejam comercializados de forma a não pôr a saúde da população em risco.

“As fiscalizações acontecem recorrentemente todos os meses, com o objetivo de assegurar que produtos sejam comercializados com seguridade e higiene. A gente vem de uma situação de desastre, vivendo um decreto de calamidade, então intensificamos a fiscalização no sentido de orientar o comércio atingido a oferecer condições sanitárias adequadas nos seus estabelecimentos e em seus produtos comercializados, de modo a eliminar, diminuir ou prevenir qualquer risco a saúde do consumidor”, explica o Coordenador da Vigilância Sanitária do município, Nélio Barbosa.


De acordo com o coordenador mais de 70% dos estabelecimentos cadastrados na VISA foram fiscalizados este ano. “Não tivemos nenhum caso de autuação de estabelecimento, mas já retiramos produtos impróprios de alguns, notificamos e deixamos claro que em caso de reincidência, serão autuados. Durante as visitas procuramos sempre orientar sobre as condições físicas/estruturais dos estabelecimentos, condições higiênicas, importância do controle de validade, da conservação e armazenagem correta de cada produto ofertado”, destaca o coordenador.

A secretária municipal de saúde, Daniela Tolentino, além de avaliar de forma positiva o saldo das fiscalizações, uma vez que a grande maioria os estabelecimentos fiscalizados encontram-se dentro do padrão exigido pelas normas sanitárias, convoca toda população a exercer os seus direitos de consumidores. “Sejam também fiscalizadores, é papel de cada consumidor está atento ao que consome. Sejam nossos parceiros, denunciem irregularidades. E aos comerciantes, pedimos que zelem pela saúde dos seus clientes, ofereçam produtos com qualidade de consumo e com armazenagem correta, o seu comércio depende da saúde deles”. Finalizou a secretária.


Gardennia Garibalde/Ascom PMI
Fotos: Vigilância Sanitária Itapitanga