Prefeitura de Itapitanga - BA
Siga-nos

Mutirão leva ações educativas e de combate as arboviroses a comunidade de Cafundó


Publicado em: 20/07/2022

A Prefeitura de Itapitanga por meio da Secretaria Municipal de Saúde trabalha diariamente na prevenção e combate às arboviroses (doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos como a Dengue, Zika e Chikungunya), e para potencializar esse trabalho diário, periodicamente realiza também mutirões. Na semana passada, entre os dias 13, 14 e 15, a comunidade de Cafundó foi beneficiada com a realização do mutirão.



Cerca de sete Agentes de Combate a Endemias (ACE) percorreram a comunidade realizando visitas domiciliares a fim de orientar moradores quanto aos cuidados relacionados aos criadouros do mosquito transmissor das arboviroses, e também fazendo toda a vistoria necessária nos locais que podem apresentar possíveis criadouros do mosquitos, e quando necessário fazem a aplicação do larvicida.

De acordo com a com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Itapitanga, Nayala Lima, os mutirões são realizados em Cafundó a cada dois meses. “Nosso último LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti), foi realizado em novembro do ano passado e apresentou um índice de 1,63 que é classificado como médio risco. Mesmo com um índice satisfatório seguimos realizando ações constantes, realizamos 6 ciclos durante o ano”, explica a coordenadora.



A Secretária Municipal de Saúde, Daniela Tolentino, esteve acompanhando a ação e ressalta a importância do envolvimento e cuidados da população. “Através de uma ação conjunta entre comunidade e gestão municipal, o trabalho que realizamos pode ser muito mais potencializado. Fazemos todo o acompanhamento, orientando, conscientizando e eliminação os criadouros dos mosquitos transmissores das arboviroses, mas a atuação de cada indivíduo se faz importante nesse processo de construção coletiva de uma cidade mais limpa, segura e agradável de se viver”, pontua a secretária Daniela Tolentino.


Combate ao Aedes aegypti


Uma atuação consciente e permanente da população é fundamental no combate à Dengue, Zika e Chikungunya, já que cerca de 80% dos focos estão dentro das residências. Todos e todas podem ajudar evitando água parada em qualquer local em que ela possa se acumular, em qualquer época do ano. Adotar esse hábito torna o combate ao mosquito ainda mais eficaz do que qualquer controle químico.



As principais medidas de prevenção e combate ao Aedes aegypti são:

- Manter tonéis, caixas e barris de água bem tampados;
- Lavar semanalmente, com água e sabão, tanques utilizados para armazenar água;
- Manter caixas d"água bem fechadas;
- Remover galhos e folhas de calhas;
- Não deixar água acumulada sobre a laje;
- Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana;
- Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;
- Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;
- Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;
- Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
- Acondicionar pneus em locais cobertos;
- Fazer sempre manutenção de piscinas;
- Tampar ralos;
- Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;
- Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;
- Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;
- Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;
- Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;
- Catar sacos plásticos e lixo do quintal.

Além de manter os cuidados domiciliares, os Agentes de Combate a Endemias realizam a vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos, além de promover inspeções cuidadosas de caixas d’água, calhas e telhados, aplicação de larvicidas e inseticidas. Os Agentes são profissionais fundamentais para o controle das arboviroses. É primordial que a população permita que os profissionais possam adentrar suas residências e realizar a vistoria dos imóveis.



Gardennia Garibalde/Ascom PMI
Fotos: Secretaria Municipal de Saúde