Publicado em: 30/03/2022
A Prefeitura de Itapitanga através da Secretaria Municipal de Saúde/Serviço de Vigilância Epidemiológica vem realizando ações constantes de combate às arboviroses. Entre elas está o desenvolvimento de várias atividades educativas para conscientizar a população sobre o sério risco que a dengue, zika e chikungunya trazem à saúde de todos.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Daniela Tolentino, as ações preventivas têm como objetivo levar informações ao maior número de pessoas possíveis e paralela a elas também são realizadas oras ações. “As equipes realizam retirada de criadouros que é feita durante as vistorias casa a casa. Os locais com casos confirmados recebem bloqueio de nebulização com uso de inseticida, conhecido como ‘fumacê’”, destaca a secretária.
Ainda de acordo com Dniela Tolentino, nos últimos meses, o município vivenciou um período crítico, deixando o setor de vigilância epidemiológica em situação de alerta para o aparecimento dessas doenças. “Pedimos a sensibilidade de todos para que juntos possamos vencer mais essa luta. Seja vigilante do seu muro, não deixe água parada, cubra os reservatórios e mantenha as calhas limpas. O mosquito pode se desenvolver em lugares muito pequenos como uma simples tampa de garrafa por isso, é importante a colaboração de todos”. Destacou a secretária