1071

Prefeitura Municipal de Itapitanga

Pular para o conteúdo

Programas

Nesta seção o cidadão encontra à implementação, acompanhamento e resultados dos programas, projetos e ações dos órgãos e entidades públicas, bem como metas e indicadores propostos

Utilize o(s) campo(s) abaixo para pesquisar

Foram encontrados 32 resultados para a pesquisa.

NATAL DOS IDOSOS 2014

Número: 26

Responsável: Secretaria de Assistência Social

Descrição: Realizar o Natal do Idoso objetivando proporcionar ao público da melhor idade um momento de lazer, bom convívio saudável, motivando-os para que elevem a autoestima e vivenciem o natal de maneira digna.

Metas: - Ministrar palestras sobre o natal, a família e autoestima; - Realizar atividades culturais com temas natalino; - Realizar uma confraternização com os idosos presentes;

Indicadores: Atualizando...

Resultados: Atualizando...

Informações Adicionais: PÚBLICO ALVO: 100 idosos participantes dos serviços e programas da Secretaria de Assistência Social.

CRAS INTINERANTE EM CAFUNDÓ (DISTRITO) 2015

Número: 27

Responsável: Secretaria de Assistência Social

Descrição: O CRAS itinerante é um projeto que visa levar às comunidades da Zona Rural e do Distrito de Cafundó os serviços, programas e atividades do CRAS, facilitando o acesso das pessoas que, por dificuldade de locomoção, seja por questões físicas ou de distância, não conseguem manter uma regularidade presencial no CRAS sediado na Cidade de Itapitanga. O CRAS Itinerante promove um dia de Cidadania com palestras formativas e informativas, apresentações culturais, efetuação e atualizações de cadastros, orientações acerca de serviços, programas e direitos dos usuários além de, valendo-se da parceria com outras políticas públicas, oferecer serviços na área de saúde, estética, esportes e lazer.

Metas: 1. Levar aos cidadãos e famílias do Distrito de Cafundó os serviços e programas da Assistência Social; 2. Através de parceria com outras políticas facilitar o acesso a serviços diversos; 3. Proporcionar, através de palestras, orientações diversas nas áreas de saúde, educação, direitos e cidadania; 4. Trabalhar autoestima através de cuidados pessoais como: corte de cabelos, manicure, maquiagem, etc... 5. Divertir a comunidade através de apresentações culturais, esportes e lazer.

Indicadores: Atualizando...

Resultados: Atualizando...

Informações Adicionais: PÚBLICO ALVO: ? Moradores do Distrito de Cafundó; ? Beneficiários dos programas BPC e Bolsa Família; ? Famílias do PAIF. ESTIMATIVA DE PÚBLICO 150 famílias, sendo idosos, jovens, adolescentes e crianças. PROGRAMAÇÃO: DIA 15 de Setembro - 9:00h ? Início das atividades: I. Reunião com usuários: PAIF, BPC, Bolsa Família; II. Palestra sobre Cadastramentos e atualizações CADÚNICO, Bolsa Família, etc. III. Palestra Saúde: com Agente epidemiológico sobre água saudável; Agente da Dengue; Enfermeiros, sobre câncer colo do útero, vacinas, hipertensão, diabetes e hanseníase; IV. Visitas domiciliares e busca ativa; V. Educação: professora de Educação Física aula de Zumba; VI. Partida de Futebol com crianças e Adolescentes de Itapitanga e Cafundó.

REUNIÃO AMPLIADA DAS FAMILIAS DO PAIF E SCFV 2014

Número: 28

Responsável: Secretaria de Assistência Social

Descrição: O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) é um trabalho de caráter continuado que visa a fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Dentre os objetivos do Paif, destacam-se o fortalecimento da função protetiva da família; a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários; a promoção de ganhos sociais e materiais às famílias; a promoção do acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais; e o apoio a famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares. O SCFV ? Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos compõe um conjunto de atividades envolvendo crianças e adolescentes de 06 a 17 anos de idade e idosos a partir dos 60 anos, que visam fortalecer os laços de convivência familiar e relação social através de palestras, debates, reuniões de acompanhamento, oficinas diversas como: pintura, artesanato, costura, teatro, dança, música e atividades esportivas. As REUNIÕES AMPLIADAS são momentos onde todas as famílias do PAIF e usuários do SCFV são reunidos para juntos refletirem sobre temas de interesses dos mesmos, receberem informações e orientações diversas dos serviços que usufruem. Periodicamente é necessário reunir todas as famílias do PAIF para que vivenciem esses momentos que convivência, formação e informação tão necessários para intensificar a boa relação entre todos os usuários dos serviços da Secretaria de Assistência Social e técnicos e facilitadores que desenvolvem as diversas atividades.

Metas: Realizar a Reunião Ampliada com as Famílias do PAIF e usuários do SCFV para, através de palestras e discussões, realizar um trabalho coletivo de orientação para a convivência familiar, orientação dos filhos e acolhimento dos idosos, além de promover uma manhã de interação entre as famílias acompanhadas pelo CRAS e programa da SAS.

Indicadores: Atualizando...

Resultados: Atualizando...

Informações Adicionais: PÚBLICO ALVO: - Famílias do PAIF; - Idosos do SCFV; - Pais de Crianças e Adolescentes do SCFV. ESTIMATIVA DE PÚBLICO: - 350 pessoas.

PME-SCFV

Número: 29

Responsável: Secretaria de Assistência Social

Descrição: O Projeto de integração do SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e executado no CRAS e o PME ? Programa Mais Educação gerido pela Secretaria Municipal de Educação converge no entendimento de que os sujeitos devem ser compreendidos com uma visão de totalidade e que não devem ser considerados de maneira fragmentada no âmbito das políticas públicas. Assim, a integração entre ambos se baseia na compreensão de que é possível ofertar ações complementares a um público comum às políticas publicas setoriais, no caso, a Assistência Social e Educação. A parceria não se limita à inclusão dos estudantes beneficiários do PBF na educação integral. O PME e o SCFV visam desenvolver uma agenda articulada, a fim de fortalecer a intersetorialidade e o diálogo entre as áreas, sobretudo educação, cultura, esporte, meio ambiente, assistência social, ciência e tecnologia e juventude, em todo o país. Para isso, as duas secretarias farão esforços através de ações que visam amparar, apoiar, auxiliar e resguardar os sujeitos e suas famílias, incorporando intervenções conjuntas de caráter protetivo e preventivo, envidando esforços para a defesa e promoção de seus direitos.

Metas: Através da integração entre PME e SCFV desenvolver ações preventivas, protetivas, proativas e formativas para crianças, e adolescentes que sejam extensivas às suas famílias, norteando-se pelos três eixos: I. Convivência social - a partir do qual as ações e atividades devem estimular o convívio social e familiar, os aspectos relacionados ao sentimento de pertença, à formação da identidade, à construção de processos de sociabilidade, aos laços sociais, às relações de cidadania; II. Direito de ser - que promove experiências que potencializem a vivência dos ciclos etários da infância e da adolescência em toda a sua pluralidade; III. Participação - que tem como foco estimular, mediante a oferta de atividades planejadas, a participação dos usuários nas diversas esferas da vida pública, a começar pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, passando pela família, comunidade, escola, espaços públicos, tendo em mente o seu desenvolvimento como sujeito de direitos e cidadão.

Indicadores: Atualizando...

Resultados: Atualizando...

Informações Adicionais: PÚBLICO ALVO: 90 crianças e adolescentes provenientes do PME cujas famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família e estejam enquadradas nas prioridades do SCFV: - Em situação de isolamento; - Trabalho infantil; - Vivência de violência e, ou negligência; - Fora da escola ou com defasagem escolar superior a 2 (dois) anos; - Em situação de acolhimento; - Em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto; - Egressos de medidas socioeducativas; - Situação de abuso e/ou exploração sexual; -Com medidas de proteção do ECA; -Crianças e adolescentes em situação de rua; - Vulnerabilidade que diz respeito às pessoas com deficiência.

NATAL EM FAMILIA 2015

Número: 30

Responsável: Secretaria de Assistência Social

Descrição: O SCFV Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é o novo modelo de trabalho da Assistência Social e visa atender, preferencialmente, crianças e adolescentes jovens e Idosos a partir dos 60 anos em situações de risco, vulnerabilidade e necessidades sociais. O serviço estende-se também às famílias do PAIF ? Serviço de Apoio Integral as Famílias. Um dos objetivos do dos serviços é promover meios e atividades que exercitem o bom convívio sócio-familiar, orientando o indivíduo e possibilitando meios para que ele se torne um cidadão digno, produtivo, independente, participativo, realizado e feliz. Os momentos festivos são excelentes oportunidade de exercitar a convivência e o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; e devem ser valorizados através de comemorações ricas em conteúdos que eduquem os usuários do SCFV.

Metas: Valorizar as famílias atendidas no CRAS, pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo e Serviço de Apoio Integral a Família, mostrando a importância do natal na vida de todos: - Sensibilizar pais, filhos e idosos para a importância de se manter laços familiares fortes e sólidos; - Fortalecer o bom convívio familiar e social; - Despertar a todos para que reconheçam a importância dos valores cristãos; - Proporcionar a todos os usuários do SCFV um momento de confraternização e alegria. - Proporcionar um natal sem fome aos beneficiários do PAIF e do SCFV

Indicadores: Atualizando...

Resultados: Atualizando..

Informações Adicionais: PÚBLICO ALVO: - Mães e pais das crianças e adolescentes assistidos pelo SCFV E PAIF; - Idosos do SCFV e do grupo da Melhor idade; - Componentes do Coral Centro do Viver DATA E LOCAL DE REALIZAÇÃO: 1. NATAL DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES Dia: 16 de Dezembro de 2015; Local: CRAS - Centro de Referência de Assistência Social . Horário: 15:00 2. NATAL DOS ADULTOS E IDOSOS Dia: 17 de Dezembro de 2013; Local: CRAS - Centro de Referência de Assistência Social . Horário: 08:00 e 18:00 ESTIMATIVA DE PÚBLICO: - 400 pessoas cadastradas nos programas sociais do CRAS.



Total de 5 registos por página